Big Data é um termo proveniente da Tecnologia da Informação (TI) que nos últimos anos tomou proporções de conhecimento gigantescas. Você pode até não saber ainda o que é, mas já deve ter ouvido falar, até porque a receita do Big Data é bilionária anualmente. Bem, se trata de grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados. Ou seja, simplificando, quer dizer que é o uso inteligente de uma grande massa de dados.
O Big Data cruza dados estruturados a exemplo de Excel, com planilhas organizadas, respeitando assim um padrão. Como também, dados não estruturados, como por exemplos comentários em redes sociais, imagens, vídeos, entre outros. O Big Data também é conhecido como “o novo petróleo”, e não à toa: cada clique, tweet e interação digital está sendo registrado e poderá ser analisado “real time”, em tempo real.
O “material bruto” pode ser extraído de fontes como sistemas de geolocalização, contas de e-mails, smartphones, blogs, e outros canais. Esses dados são transformados em informação, quando ordenados a fim de transmitir um significado dentro de um contexto. Informação é peça chave em qualquer tomada de decisão, então, imagine o quão benéfico é o Big Data na Contabilidade.
Falado sobre dados estruturados e não estruturados, a contabilidade bebe dos dois. Veja bem, a contabilidade possui um volume grande de dados estruturados com ferramentas digitais que propiciam isso. É possível assim, construir um panorama mais técnico. Um dos maiores ganhos do Big Data é entender melhor o comportamento do clientes e suas expectativas postas sobre a empresa. Logo, é possível personalizar informações sobre o segmento do cliente, de modo que estreite as relações entre empresa e cliente, como também auxilia na construção de uma gestão estratégica. Assim, vemos que as duas formas de dados colaboram para a tomada de decisão, sendo uma das premissas da contabilidade.
Para as empresas, as chances de criar vantagens competitivas são enormes, e todo empreendedor de sucesso, ou que busque sucesso, deverá se aventurar no Big Data para vencer a concorrência. Ele pode ajudar a empresa de diversas formas, como por exemplo: personalização de produtos ou serviços, monitoramento de satisfação, gestão de riscos, entre outros.
O Big Data é norteado por 5 “Vs”, que são perfeitamente aplicáveis a contabilidade moderna: Volume, pela quantidade de dados; Velocidade, pois os dados são processados com rapidez; Variedade, que são os tipos de dados; Veracidade, que é aplicado a autenticidade dos dados; Valor, que é a utilidade e importância que esses dados tem para o negócio. Esse último é um dos mais importantes, a entrega de valor. O momento é de agregar agilidade com informação precisa contábil e de alto valor, para que os empreendimentos alcancem seus objetivos da melhor forma possível.