A Black Friday está chegando e o que é mais importante: o estoque, as estratégias desenvolvidas, o marketing, o planejamento tributário ou a receita?
Todos esses aspectos são essenciais, no entanto, algumas empresas não possuem essa percepção, uma vez que não costumam se preocupar com todos os departamentos quando chega a Black Friday.
Se você estiver no papel de consumidor, fique atendo. Se você tem uma empresa, se prepare para o sucesso nas vendas. Afinal de contas, qualquer erro nos cálculos financeiros pode ser determinante para garantir o sucesso ou fracasso em um dia tão importante como esse.
Não faça o que algumas lojas fazem nesse período, de elevar os preços antes da data e voltar para números próximos ao valor original durante o período de promoção, simulando um desconto. Essa estratégia é conhecida como “tudo pela metade do dobro”. Portanto, cuidado, a fiscalização dos órgãos de proteção ao consumidor pode bater na sua porta e ninguém quer isso.
O estoque
Gerencie bem os seus estoques. Esse é um passo fundamental para que uma empresa consiga atender corretamente à demanda dos consumidores.
Você sabe quais são os produtos que já possuem uma alta demanda, com a promoção, esses são os tipos mais propensos a serem buscados. Para isso, faça um levantamento da média de vendas dos produtos e calcule qual será o aumento estimado. Vale considerar também qual será o tempo de vigência das promoções aplicadas.
Precificar os produtos
Esse, sem dúvidas, é um dos maiores desafios para os empresários e lojistas que participam da Black Friday: definir o melhor preço com desconto.
Por essa razão, é importante desenvolver uma estratégia baseada em números já existentes, não apenas em projeções. Ao identificar quais são os produtos e serviços mais consumidos pelo público, é possível negociar com os seus fornecedores e calcular a demanda para precificar de forma correta.
Orçamento para divulgação
Além disso, outro passo muito importante para se preparar para a Black Friday é definir por quais canais as promoções serão divulgadas – e ainda mais que isso, qual será o orçamento.
Os canais para a escolha podem ser diversos: desde as mídias mais tradicionais (como televisão e jornais), até as redes sociais, mídias digitais, e-mail, entre outros, utilizando ou não tráfego pago. Lembre-se de calcular o orçamento de acordo com o canal escolhido.
Uma empresa de perfume para ambientes que escolhe divulgar por meio do AdWords certamente terá um orçamento diferente de uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.
Lembre-se do mais importante: seja honesto! Se sua empresa adere ao Black Friday, realmente baixe o preço.