Novas tecnologias e o isolamento social trouxeram mudanças e uma nova roupagem para o ambiente e as relações de trabalho e dos negócios.
Além de afetar milhões de pessoas em todo o mundo, e ocasionar milhares de mortes, a pandemia do coronavírus também vem afetando drasticamente a economia do país.
Só no Brasil, a taxa de desemprego subiu para 12,2%, atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a crise, a estimativa de novas vagas de emprego permanece baixa.
As pessoas precisaram se reinventar para conseguir uma renda extra, pois, mesmo com os auxílios do Governo Federal, muitas famílias ainda passam fome e necessidades. Vistas dentro de uma nova realidade, a rotina mudou para todos, a vida mudou rapidamente.
Assim, repensar as antigas carreiras foi e é necessário, a profissão que você tem hoje atende a sua rotina e as suas necessidades? Seu estilo de vida também mudou, certo?
Essa adaptação acelerada movimentou todos os âmbitos da vida em sociedade e assim, fez surgir o termo “Sociedade 5.0”, que traz o conceito de aproveitar as tecnologias criadas na revolução 4.0 a favor da sociedade atual, convertendo as inovações para auxiliar os seres humanos.
Desafios na sociedade 5.0
Existem muitos desafios, pois são muitas gerações vivendo em uma sociedade, com idades, formações, princípios e práticas diferentes, fatores que certamente interferem também na aceitação de novas tecnologias, às quais não devem ser consideradas inimigas.
Mudanças que chegariam em 10 anos já estão acontecendo. E adaptar-se, planejar-se e montar estratégias é necessário, por isso, te convido a mudar seu mindset, configure sua mente ao novo normal.
O que as pessoas almejam é um equilíbrio pessoal e profissional, mas se sentem limitadas por acreditarem na incapacidade de serem bem sucedidas, talvez pela fata de disciplina, foco e insegurança, quesitos que podem ser mudados e repensados. Habilidades como ser flexível, bom relacionamento interpessoal e adaptação à inteligência artificial, podem ser desenvolvidas.
Os clientes estão conectados, ou seja, podem pedir o produto ou serviço que quiserem de onde estiverem, isso nos faz ter certeza de que o nível de exigência dos clientes aumentou significativamente. Então, o que você está fazendo para fidelizar o cliente à sua empresa? O futuro chegou.