O décimo terceiro é relativo de pessoa para pessoa. A conta corresponde a soma de 1/12 dos salários recebidos durante o ano. Ou seja, se você trabalhou os doze meses na empresa, ganhará mais um salário integral. Para quem trabalha a menos de um ano na empresa, basta dividir o salário por doze e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Horas extras e adicionais também entram na conta do décimo terceiro, sendo necessário fazer a média do salário variável no período para fazer o cálculo.
Tem direito a receber o benefício trabalhadores com carteira assinada, sejam eles doméstico, rural ou urbano. Como também servidores públicos. Além disso, também recebem o salário extra os beneficiários do INSS, ou seja, aposentados e pensionistas. Geralmente o pagamento é feito em duas parcelas. A primeira é paga até o dia 30 de novembro, podendo ser antecipada por motivo de férias se for previamente acordado. A segunda é paga até o dia 20 de dezembro.
Mesmo sabendo disso, poucas pessoas estão preparadas para receber o décimo terceiro salário. Por ser uma renda extra, muitas são induzidas a sair gastando deliberadamente. E, de fato, logo surgem várias ideias para usar esse dinheiro. Contudo, é preciso se programar desde o começo do ano para receber esse bônus.
Existem várias maneiras de se utilizar qualquer dinheiro extra, seja o décimo terceiro, ou outra fonte de renda. O fato é que quando o dinheiro é usado de forma inteligente, pode render mais e pode facilitar a vida financeira. Nós da Tríade separamos algumas dicas de como utilizar da melhor forma o décimo terceiro:
– Primeiramente, pague dívidas. Se sua conta está no vermelho ou você tem juros do rotativo do cartão para pagar, não há dúvidas de que essa é a melhor alternativa.
– Se você não tiver dívidas para quitar, ou já quitou e ainda sobrou dinheiro, guarde-o para as contas de início de ano, como por exemplo, matrícula escolar, IPTU, IPVA, emplacamento do carro, entre outros.
–
Crie uma reserva para emergências. Se este dinheiro está realmente sobrando
porque você já tem planejado para quitar as dívidas deste ano e do início do
ano que vem, é uma boa ideia usar o valor como um fundo emergencial.
Isso ajuda que você não precise movimentar reservas destinadas a metas de longo
prazo, caso alguma coisa aconteça.
-Comprar presentes de Natal também é uma ótima opção. Se ainda sobrou dinheiro, viaje, saia para comer fora, cuide de você, compre aquele celular que você estava precisando, ou um móvel para sua casa. Mas lembre-se, consuma consciente.