O nosso último texto foi sobre crise financeira e demos algumas dicas de como superá-la, mas se a empresa fez de tudo para se manter no mercado competitivo e mesmo assim não se reergueu e infelizmente você precise fechá-la, vamos te dizer como funciona o processo de encerramento de uma empresa.
Há vários motivos que fazem empresas fecharem além da crise, como por exemplo, falta de planejamento para todos os departamentos da empresa, os custos são altos, logo, devem ser previstos no planejamento. Outro déficit é a má gestão em relação a pouco investimento no produto ou serviço prestado, nos próprios colaboradores, em marketing, entre outros fatores. Vamos supor que sua empresa seja MEI.
Como fechar um MEI?
Entre no Portal do Empreendedor e solicitar e solicitar o encerramento. Depois, entre no Portal do Simples Nacional, preencha a Declaração Anual para o MEI-DASN-SIMEI de Extinção – Encerramento.
Quanto custa?
Não há custos, nem taxas para o encerramento.
Como dar baixa no alvará?
Também é um procedimento gratuito, para dar baixa definitiva na inscrição municipal do MEI, você deverá levar a solicitação no setor de alvará.
Pode dar baixa no MEI com débito?
As dívidas ativas serão cobradas pela Receita Federal através do CPF do empreendedor, já que o CNPJ estará baixado.
Baixei o MEI, posso abrir outro?
Sim, você pode, só não é possível reativar um CNJP já cancelado.
Como fechar uma empresa Simples Nacional?
Se a empresa tiver sócios, é preciso a formalização do distrato social com as assinaturas de todos os sócios. Após 30 dias da sua lavratura, deverá ser solicitado o arquivamento na Junta Comercial. Depois verifique se não há pendências de impostos nos âmbitos: municipal, estadual e federal. Como também, pendências na Previdência Social e conseguir todas as certidões negativas. Por fim, finalizar o processo na Junta Comercial.
Quanto custa para fechar uma empresa Simples Nacional?
Procure um contador para calcular corretamente os custos de encerramento.
Como fechar uma empresa com débitos?
A baixa de um empresa nesta situação pode ser negociada, caso o empreendedor não possa pagar integralmente. A assessorial contábil dará suporte para que tudo ocorra bem conforme a lei.