Nunca se falou tanto em análise de dados para auxiliar na elaboração de estratégia para tomada de decisão dentro de uma empresa. Nunca se teve tantos dados. Mas, como transformar números e indicadores em resultados?
A evolução tecnologia permite possibilidades, logo, o que antes era “nunca”, agora é “constante”. Antes as empresas registravam dados básicos sobre entrada e saída de caixa, movimentação de processos e alguns dados sobre os clientes. Tudo bem básico. Contudo, a chave virou, hoje, o volume de dados é imensurável, a coleta e a análise, a transformação de números e palavras em informação, o que o ser humano demoraria anos para fazer, a “máquina” faz em minutos, segundos. Inclusive, aqui no site tem texto sobre Big Data e Computação quântica, se ficou curioso, vai lá ficar por dentro.
Quanto mais rápido a sua empresa começar a usar análise de dados, mais ela permanecerá no topo. Não é difícil de entender, pois, essa tecnologia só traz benefícios para a empresa, eficiência nos processos, qualidade nas etapas de produção e entre tantas coisas, destaco a obtenção de informações, porque quem tem informação tem tudo. Dessa forma, a análise de dados impulsiona a empresa de várias formas.
Vamos começar pensando o seguinte, o que falta e o que é possível para realizar e superar a concorrência? Como ser mais proativo, mais comunicativo, mais eficiente, mais qualitativo, como simplesmente ser mais? Bem, acredite, as respostas estão nos dados. Cada empresa deve conhecer seu público-alvo e ter uma forma de lidar com ele, portanto, otimize os processos e capte novos clientes. Busque respostar dentro dos dados sobre como contribuir produtivamente para que o cliente fique satisfeito, com as informações sobre processos, rotinas e claro, quais ferramentas usar.
Dentro desse escopo, é possível identificar erros e fazer desse limão uma limonada, transformando desafios em oportunidades. A análise de dados não aponta só problemas, mas como eles podem ser resolvidos, e a empresa que adere a isso tem vantagens no mercado.
Os profissionais que querem mais para seus negócios precisam estar sempre comparando indicadores, cruzando informações, entendendo cenários. É um trabalho que não para. Sempre monitorado. O que infere é o profissional que vai interpretar esses dados, normalmente é um contador consultor. Então lembre-se para quem você confiará ter acesso aos dados.
Se você se interessou e que começar a estruturar a análise de dados, veja abaixo alguns pontos:
- um sistema integrado capaz de coletar, segmentar e cruzar informações de negócio;
- uma metodologia de acompanhamento de indicadores que crie processos lógicos de interpretação e elaboração de estratégias de otimização;
- uma equipe especializada e focada nesse trabalho, seja interna, seja externa;
- uma cultura inovadora entre os colaboradores, que busquem o tempo todo o aprimoramento de suas próprias funções, além de novos voos para o negócio.