Existem quase 20 milhões de empresas ativas no Brasil, desse número, 53,86% são empresas no setor de serviços, que corresponde a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Na Paraíba, das quase 242 mil empresas ativas, mais de 118 mil são do setor de serviços, representando 48,91%.
Diante desses números, podemos dizer que quem domina é o segmento de serviços. Informação que talvez você não saiba e pode agora estar se questionando o porquê. Entendendo serviço como ação de servir, dar de si algo em forma de trabalho, a imaginação se expande.
Assim, existem segmentos dentro do ramo de serviços que estão em alta no Brasil, exemplificando, começo pela contabilidade, que deixou de ser facultativo, para necessário em qualquer empresa, assessoria de imprensa é outro exemplo, responsável pela mediação entre entidade e mídia, marketing digital, conserto de computadores, organização de eventos, entre outros.
Fazendo um recorte, empresas que prestam serviços pessoais também tem um peso grande em grau de importância, como por exemplo, serviços de advocacia, que em pelo menos um momento das nossas vidas iremos precisar, odontologia, pois é essencial cuidar da saúde bucal e sabemos que um belo sorriso é cartão de visita, medicina, nutrição, manicure, pedicure, cabeleireiro, fotografia, e estética no geral, são outros
exemplos de serviços pessoais em alta, esses, mais consumidos por mulheres.
Uma enxurrada de modelos de serviços, que torna perceptível e justificável porcentagens tão altas para esse setor. Não é à toa que a maioria dos nossos clientes são desse ramo. O segmento de serviços é realmente encantador. Para atuar nesse nicho, um pré-requisito é gostar de gente. Porque são pessoas que servem pessoas. Parece filosófico dizer isso, mas é real.
Pense comigo no setor de turismo. Quando você está planejando viajar para determinado destino, vai até uma agência, lida diretamente com uma pessoa que além de te passar um orçamento, também auxilia aconselhando qual o melhor pacote, ou opta por pesquisar os pacotes pela internet, no qual, o software te serve mostrando
diversas opções. Escolhido o pacote, chegou o dia de viajar, seja qual for o meio de transporte, terrestre, aéreo, ou marítimo, ele por si só já é um serviço. Dessa vez, o escolhido foi que a viagem fosse feita de avião, o qual inclui o serviço de catering, que é o menu, ou lanche servido a bordo. Chegando ao destino, mais um transporte até o meio de hospedagem, aproveito e digo, seja qual for o meio de hospedagem escolhido, inúmeros serviços abarcam ele, assim como toda a atividade de turismo. Levando também em consideração a expectativa gerada pelos fornecedores aguardando o feedback dos usuários no pós viagem. Ou seja, do pré ao pós, o setor de turismo é um grande exemplo de serviço que envolve pessoas servindo pessoas.
É intangível, ou seja, não palpável, na maioria das vezes, é palpável por outras vezes, mas o fato é que o setor de serviços gera novas empresas todos os dias, de pequeno, médio ou grande porte, com isso, emprego, pessoas fazendo o que gosta, logo, movimenta a economia e explica os 70% do PIB brasileiro. Não percebemos, mas o serviço está presente nas nossas vidas em basicamente tudo. Você exerce e recebe. Serve e é servido. Inclusive, “está servido, senhor(a)?”